quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A minha sugestão do dia


Quadrilha é uma banda portuguesa de música folclórica, cujo estilo resulta da fusão de elementos de musica tradicional portuguesa e de música celta. Formada em 1991 por Sebastião Antunes, mentor, compositor, letrista e intérprete, a banda é actualmente composta por Nick Cook (violino), Amadeu Magalhães (bandolim, gaita de foles), Pierre Escodo (concertinas, acordeão, teclas), Rui Rechena (baixo) e Luis Bento (bateria).

Esta banda portuguesa tem a preocupação de fazer chegar a música popular às classes etárias mais novas. Segundo o mentor deste projecto, Sebastião Antunes, é muito importante que os jovens se identifiquem com a sua música e, acima de tudo, que sintam que é algo que lhes pertence.

"A música da Quadrilha tem base em formas simples, tão simples quanto os motivos das suas suas canções. No entanto, a maneira como o demonstram revela um apego à alma e está repleta de sentimentos: os homens do mar e as suas crenças, as gentes da terra e as suas lendas, as histórias contadas à lareira, as moças brejeiras, as sortes da lua, os encantos da noite. São algumas das muitas razões que levam estes amantes da música popular portuguesa a fazer festa onde quer que sejam chamados. A Quadrilha vai fazendo histórias que reforçam a crença numa terra que tem tudo para nos dar. Umas vezes em tom de grande folia, outras na ternura e na calma de uma balada, mas sempre com o som único da banda. Ao vivo, o espectáculo da Quadrilha transpira alegria e emoção. Quando a Quadrilha entra em palco é pôr todos a dançar! Misto de sonoridades inebriantes onde se destacam a voz, o violino, a concertina e as flautas, sobre uma base rítmica forte, Quadrilha consegue aliar as melodias tradicionais à modernidade e sonoridade derivadas da "pop"" (site oficial da Quadrilha http://www.quadrilha.net/)

O seu som enternecedor e ao mesmo tempo contagiante acompanha-me e alegra-me nos meus momentos de solidão. A quadrilha tem uma melodia única e com um vínculo português notável. Fica aqui a minha sugestão para ouvirem no dia a dia e darem a conhecer a Quadrilha. No que respeita a organizações responsáveis pela promoção de eventos acreditem que é uma boa aposta para um cartaz festivo e cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário